Lição
11: John Wesley: o poder da pregação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: John Wesley: o poder da pregação.
-
Para exemplificar sobre o tema da filiação divina, utilizem a dinâmica “Sou filho de Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sou filho de Deus
Objetivo:
Refletir
sobre a forma de se tornar filho de Deus.
Material:
01
giz
Procedimento:
-
Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação entre eles como se fosse
uma ponte.
Cada
círculo deve caber todos dos alunos.
-
Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam
a palavra “DEUS”.
-
Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que
vocês estão separados de Deus.
-
Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a
humanidade, após o pecado.
Leiam:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para
que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
-
Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução para que não
houvesse mais esta separação.
Em
seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
-
Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os
nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o
versículo de João 3. 16)
Nesse
momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro
círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.
-
Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma
demonstração do grande amor de Deus para com eles e a humanidade.
-
Leiam: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós,
sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
-
Para concluir, falem que quando aceitamos Jesus como Salvador, tornamo-nos
filhos de Deus, conforme lemos em Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Ótima dinâmica! Parabéns!
Muito obrigada pela vista ao blog. Que bom que gostou! Faça bom proveito! Volte sempre!
Postar um comentário