Lição 01: Por que estudar história?
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Por que estudar
história?
- Depois, utilizem a dinâmica “História de
Vida”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: História de Vida
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre a história da igreja, através da contextualização da história de vida do
aluno.
Material:
01 caixa de sapato coberta com papel madeira ou
outro tipo de papel liso
½ folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos a metade de uma
folha de papel ofício.
- Peçam para que escrevam o nome deles e pelo
menos 05 coisas que já aconteceram com eles.
- Quando eles terminarem, apresentem uma caixa
de sapato com tampa.
- Peçam para que eles falem o que escreveram.
- Depois, solicitem que os alunos coloquem os
papéis dentro da caixa.
- Falem: O que vocês falaram se referem as
coisas que já aconteceram com vocês, isto é, os acontecimentos ocorridos fazem
parte da história passada de vocês, por isso os papéis foram colocados dentro
da caixa, representando o que já passou.
Vocês estão vivendo hoje os acontecimentos da
história de vida de vocês no tempo presente. A tampa da caixa representa o
tempo presente. O que vocês estão fazendo no tempo presente que podemos
escrever na tampa da caixa?
Aguardem as respostas dos alunos e escrevam na
tampa da caixa.
- Depois, falem da importância da história de
vida de cada aluno, o que já aconteceu e o que está acontecendo.
- Em seguida, enfatizem a importância de
estudar a história da igreja.
- Falem: Que tal começarmos a falar sobre isto?
Então, comecem a explanação da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário