Lição
12: Outros Tipos de Famílias
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Outros tipos de família.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Minha Família”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Minha Família
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os tipos de família.
Material:
01
folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno
01 quadro
ou cartolina
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício e uma caneta.
-
Peçam para que eles desenhem e escrevam os nomes dos membros de sua família(as
pessoas com quem eles moram).
Com
certeza vão aparecer vários tipos de famílias:
O
aluno que mora com o pai e mãe
O
aluno que mora com o pai e mãe e irmãos
O
aluno que mora somente com a mãe
O
aluno que mora com a mãe e irmãos
O
aluno que mora com os avós
O
aluno que mora com tia ou tio
- Estipulem
um tempo para esta atividade.
-
Em seguida, peçam para que os alunos falem como está constituída sua família e
depois fixem o que produziram no quadro ou cartolina.
-
Falem: Estamos vendo aqui vários tipos de famílias. Cada família tem sua importância
para a convivência, o aprendizado de seus membros. É sobre isto que vamos
estudar nesta lição e também sobre outros tipos de famílias que atualmente têm
surgido.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário