RSS

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Nota Informativa

A paz do Senhor, professoras e professores!
Tendo em vista o distanciamento social por causa da Pandemia da COVID-19 ou com a retomada gradual das atividades, a Escola Bíblica Dominical não teve seu curso normal no 2º. trimestre e penso que ainda não terá para o 3º. trimestre de 2020.
Por causa desta situação e com este impasse, abriu-se um leque de opções para as igrejas adotarem uma revista ou tema, para o trimestre que se inicia, conforme orientação da CPAD ou por iniciativa própria, tais como:
Repetir a revista de Adultos para esta faixa etária
Repetir a revista de Jovens para este grupo
Utilizar a revista de Adultos para os jovens
Utilizar a revista de Jovens para os adultos
Utilizar a revista de edição especial lançada pela CPAD, para adultos e jovens
Utilizar lições elaboradas por ato voluntário de alguns líderes
Pelo já exposto, não há unidade de uso de revista ou tema.  Desta forma, torna-se difícil organizar postagem única para Adultos e Jovens. Então, vou repetir as lições do trimestre anterior para as revistas de Adultos e de Jovens e fazer postagens novas da revista de edição especial.
Para Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis e Discipulando vou postar as lições subsequentes do currículo já existente.
Entendo que as formas metodológicas para o estudo das lições deverão seguir as condições das igrejas para atender o público da EBD, de acordo com as normas para a situação que ora vivenciamos.
Sulamita Macedo.

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias

Lição 01 – Daniel ora por um despertamento
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Utilizem o método de Perguntas e Respostas, indagando:
Por que Daniel foi despertado a orar por um avivamento?
O que aconteceu através da oração de Daniel?
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Caminhando em oração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivo:
Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.
Material: um tapete, rosas, pedras grandes e pequenas, versículos bíblicos sobre oração.
Procedimento:
- Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: bênçãos recebidas
Pedras: as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
- Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.
- Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
 Observações:
- Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 01: O Livro de Josué: Tempo de Conquistas
- Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “O livro de Josué”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O livro de Josué
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o livro de Josué, a partir do que os alunos já conhecem sobre ele.
Material:
Bíblia
01 painel ou um quadro com as divisões dos livros das Bíblia
Procedimento:
- Peçam aos alunos para abrir a Bíblia no índice e procurar onde está o livro de Josué.
- Em seguida, falem que os livros da Bíblia são agrupados em vários tipos.
- Perguntem: Em qual divisão está inserido o livro de Josué e por quê?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações, se necessário.
Aproveitem e apresentem um painel ou um quadro com as divisões dos livros das Bíblia.
- Posteriormente, apresentem para os alunos algumas expressões de fatos ocorridos no livro de Josué para que eles relatem de forma objetiva estes acontecimentos.
- Para concluir, falem: Vamos agora dar início ao estudo do livro de Josué, aprendendo com personagens e situações contidas nele.
Por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 01: Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Abrindo a carta”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Utilizem vários mapas para:
Apontar a localização da cidade de Éfeso
Mostrar a cidade de Éfeso, atualmente país da Turquia
Apresentar fotos das ruínas de Éfeso, o tempo de Artemis/Diana
Observação: Vocês podem encontrar nas imagens do Google.
- Na Introdução da lição, o comentarista afirma que a Epístola aos Efésios é nominada com os seguintes títulos:
A coroa dos escritos de Paulo
A Rainha das Epístolas
Tratado Teológico sobre a Igreja
Utilizando o método de Perguntas e Respostas, indaguem:
Por que a carta aos efésios é chamada assim?
Aguardem as respostas. Depois, acrescentem outras informações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abrindo a carta
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a carta aos Efésios.
Material:
01 envelope grande
01 rolo de fita adesiva
01 tubo de cola branca
Material para digitar(veja no procedimento)
Procedimento:
Antes da aula(em sua residência):
Escrever no envelope o nome do destinatário e remetente(veja abaixo)
Digitar ou escrever uma carta(veja modelo abaixo)
Fechem o envelope com cola
Antes da EBD iniciar:
Coloquem o envelope fixado em lugar visível à vista dos alunos.
Quando a aula começar:
- Façam a panorâmica do trimestre, conforme orientação já exposta acima.
- Após a apresentação do título da lição, falem, apontando para o envelope:
Aqui temos uma carta. Quem enviou? Para quem? Qual será seu conteúdo?
- Peçam para que um aluno pegue o envelope e veja:
Qual o destinatário: a classe
Qual o remetente: nome do professor ou professora que vai ensinar
Qual o conteúdo:
Nome de sua cidade, 05 de abril de 2020.
Caros alunos,
Vamos estudar neste trimestre a carta do apóstolo Paulo aos irmãos da igreja de Éfeso.
Suas orientações, ensinamentos e exortações para aquela igreja também servem para nós, crentes do século XXI, objetivando o aperfeiçoamento da vida cristã.
Vejam o que vamos aprender:
“A consumação do plano eterno de Deus na pessoa de Jesus Cristo.
A atuação do Espírito Santo como penhor da experiência de salvação.
A reconciliação dos povos por intermédio da cruz de Cristo.
A revelação do mistério da vontade de Deus por obra do Espírito Santo.
Um novo estilo de vida baseado na unidade, na comunhão com o Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no Espírito.
Os novos relacionamentos conjugais e a luta contra o Diabo”.
(Texto aspeado extraído da lição 01, Item III, subtópico 2. A mensagem, página 08 da revista do mestre).
          Ficaram curiosos? Então, vamos iniciar hoje a aprender mais sobre os temas desta carta. Creio que será uma bênção!
Nome do professor ou professora.
- Depois, iniciem o estudo da lição 01.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: