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terça-feira, 9 de junho de 2020

Jovens: Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 11: Uma herança conquistada pela fé
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Uma herança conquistada pela fé.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Herança divina”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Herança divina
Objetivo:
Contextualizar o estudo sobre a herança conquistada pelas tribos de Israel com a vida dos alunos, enfatizando a herança divina concedida aos eleitos.
Material:
Papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira”(digitado) para cada aluno
Procedimento:
- Perguntem: Vocês já receberam de seus familiares alguma herança?
Aguardem as respostas.
Caso positivo, peçam para que falem o que receberam de herança(se desejarem falar).
- Falem: A partilha dos bens em muitas famílias é realizada de forma ordeira, porém em muitas outras é motivo de brigas e problemas entre os herdeiros.
- Mas, se eu disser que você é herdeiro de um pai muito rico e que tem muitos irmãos? Descobrir que é herdeiro sempre é motivo de felicidade, não é?
E ainda, seus irmãos não vão fazer discórdia por causa dos bens. O pai é justo e cumpre sua palavra.
- Distribuam para cada aluno um papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira” digitado.
- Perguntem: Quem será este pai com tantas riquezas?
Certamente, vão responder que é Deus.
- Perguntem, ainda: O que vocês herdaram?
Peçam para que cada aluno escreva no verso do papel com o nome o “Herdeiro” ou “Herdeira” o que ele recebeu.
- Depois, solicitem que os alunos falem o que eles escreveram.
Certamente, as respostas vão girar em torno das bênçãos espirituais.
- Para concluir, falem: Que herança maravilhosa nosso pai celeste nos deu. A maior riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o salvador, e a partir desse momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas.
Por Sulamita Macedo.

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