Lição 10: A Dimensão presente e futura do Reino
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A dimensão presente e futura do reino.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir a aula, apliquem a dinâmica “Começo, Meio e Fim”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Começo, Meio e Fim
Objetivo:
Relembrar
o momento inicial de ingresso no Reino de Deus, a permanência e a esperança na
2ª. vinda de Jesus.
Material:
Palavras
digitadas: Início, Meio e Fim
01
Bíblia
01
par de sapatos
Procedimento:
-
Dividam os alunos em 02 grupos e formem 02 filas, uma de frente para outra.
-
Coloquem no início da fila a palavra “Começo” e no final a palavra “Fim”. No
meio, coloquem o par de sapatos.
-
Se coloquem no “início” e falem: Estudamos hoje sobre o início do reinado de
Deus e sua perspectiva futura, pois ele não terá fim.
-
Falem, ainda: Nós tivemos um momento especial quando ingressamos no reino de
Deus, através do evangelho, aceitando o sacrifício de Jesus. Podemos dizer que
este foi o ponto inicial de uma vida em comunhão com Deus(neste momento pequem
a Bíblia, simbolizando o ingresso na vida cristã).
-
Hoje, vocês estão caminhando nesta jornada (vão até onde está o par de sapatos)
na esperança da 2ª vinda de Cristo, o tempo do fim. Agora, apontem para o final
da fila.
-
Enquanto esperamos a volta de Cristo, estamos lutando com alegria,
dificuldades, vitórias, gozando de bênçãos espirituais.
-
Agora, peçam para os alunos falarem sobre o início da sua vida cristã, sua
experiência atual que representa o “meio” do caminho e como tem se portado
esperando o tempo do fim - a 2ª vinda de Cristo.
-
Os alunos devem se posicionar no “início”, depois no “meio” para falar de forma
objetiva dessa experiência, utilizando os objetos descritos no item material.
Por
Sulamita Macedo.
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