Lição 01: O que é Avivamento
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O que é
Avivamento.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir a lição, utilizem a dinâmica
“Quente, Morno ou Frio?”
Dinâmica: Quente, morno ou
frio?
Objetivos:
Avaliar o conhecimento dos
alunos sobre o tema da aula.
Promover a participação dos
alunos na aula.
Material:
10 afirmações sobre o tema da
aula, com a indicação QUENTE(correta), MORNO(meio certa, meio errada) OU
FRIO(errada).
Exemplos de afirmações:
Com mentes e corações
cauterizados pelo secularismo, o povo não precisa mais de um verdadeiro
avivamento. (ERRADA – FRIO).
A igreja do nosso século não
está sofrendo uma crise sem precedente. A sua presença já não é sentida pela
sociedade nem temida pelo Diabo(MEIO CERTA, MEIO ERRADO – MORNO).
O profeta X passou a ser um
avivalista para sua geração (CORRETA – QUENTE).
Procedimento:
- Dividam a turma em dois
grupos.
- Entreguem 05 afirmações para
o grupo 01 e 05 para o grupo 02.
- O grupo 01 deverá ler uma
afirmação e o grupo 02 deverá responder se está correta, incompleta ou errada.
Se estiver CORRETA, o grupo 01
dirá QUENTE.
Se estiver INCOMPLETA, o grupo
01 dirá MORNO.
Se estiver ERRADA, o grupo 02
dirá FRIO.
- Este procedimento deverá ser
alternado, ora o grupo 01, ora o grupo 02, até as afirmações terminarem.
- Vocês devem observar as
respostas, corrigir se necessário e acrescentar informações contidas na lição
ou em outras fontes confiáveis.
- Para concluir, falem:
Aqui acabamos de utilizar 03
palavras, que podem ser utilizadas, quanto a situação de avivamento que as
pessoas estão vivenciando: Quente, morno ou frio.
Mas, a Bíblia adverte:
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou
quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da
minha boca”(Apocalipse 3:15,16).
É necessário que haja um
posicionamento do cristão em buscar o avivamento.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário