Lição 11:
A Mídia Virtual e a Família
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Mídia virtual e a família.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Depois,
entreguem para cada aluno ¼ de folha de papel ofício e peçam para que escrevam
quanto tempo eles passam na internet. Em seguida, recolham e escrevam no quadro
em ordem crescente a quantidade de horas que eles ficam on-line.
-
Reflitam em seguida, sobre o tempo para os estudos, para o lazer, conversas com
a família e outras atividades. Certamente, este tempo é inferior ao destinado a
internet.
-
Reflitam sobre os cuidados que eles devem ter quanto às conversas, ao que
acessam e sobre o que comentam ou publicam.
-
Leiam com os alunos os seguintes versículos:
“Não
vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”( I Co 15.33).
“Bem-aventurado
o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na
lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”(Sl 1. 1 e 2).
-
Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog
para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável
para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
-
Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar as redes sociais colocando
mensagens para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Nem Tudo que Reluz é Ouro
Objetivo: Refletir sobre o valor dado pelos adolescentes a
internet.
Material:
A
expressão digitada “Nem Tudo que Reluz é Ouro”
01
figura de uma barra de ouro para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: O tempo destinado por muitos de vocês navegando na Internet é muito
grande em relação ao tempo para outras atividades, que ficam em segundo plano
ou mesmo nenhum tempo sobra para os estudos, leitura bíblica, ajudar nas
tarefas de casa, reuniões familiares etc.
-
Falem, ainda: Mas, na verdade vocês precisam pensar o que na verdade é
importante. Se vocês têm destinado um tempo demasiado para a internet, com
certeza seus pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de
ideias e conversas que podem ou não ser de grande valor.
-
Coloquem no quadro a expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O
que está expressão pode significar para esta situação que estamos refletindo?
Esta
expressão significa que “a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que
vocês podem dizer?
Aguardem
as respostas.
-
Falem o ouro é um material precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham
cuidado com o tempo e qualidade daquilo que vocês estão dando tanto valor.
-
Distribuam para cada aluno uma figura de uma barra de ouro e solicitem que
escrevam nela ações que promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu
tempo para todas as coisas, valorizando os momentos em família.
-
Leiam Ap 3.18:
“Aconselho-te
que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas
brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas
os teus olhos com colírio, para que vejas”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário