Lição 13: A Relação entre os Dons e o Amor
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A relação entre os dons e o amor.
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “O Coração Mais Bonito”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: O Coração Mais
Bonito
Objetivo:
Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01 coração grande.
01 coração pequeno para cada
aluno.
01 pirulito em forma de
coração para cada aluno.
Procedimento:
- Falem:
“Conta-se que certo homem estava participando
de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga,
sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração,
afirmando que era o mais bonito pois nele havia marcas. Vários tipos de
comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com
tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu
coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência,
suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração
mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Apresentem o coração grande
para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor de Deus. Leiam João 3.16. Também
afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus, leiam
João 13.35.
- Agora distribuam este amor
com os alunos, entregando um coração pequeno para cada um.
- Agora, reflitam com os
alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos
compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da
Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de
Deus?
Estamos praticando na verdade
o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos
troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca
de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre
as pessoas.
- Para finalizar, entreguem
para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário