05 Dinâmicas sobre Moisés
Dinâmica:
Moisés x Cooperadores
Objetivo: Refletir sobre a importância dos coperadores na
liderança, tendo como exemplo o personagem bíblico Moisés.
Material:
01
bexiga para cada aluno
Local
de realização: Adequado para o uso
de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de
outras classes.
Procedimento:
-
Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para
o ar não escapar.
-
Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
- Em
seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas
permanecerão.
-
Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem
controlar todas as bolas.
-
Continuem retirando até deixar apenas uma pessoa.
-
Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a
continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não
conseguem e parem.
-
Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da
cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder
trabalhar de forma exitosa.
Moisés
precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E
acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando
ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram
pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se
sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do
outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Vocês
podem fazer a demonstração do momento em que 02 cooperadores sustentam as mãos
de Moisés levantadas.
Ideia
original desconhecida do uso de bexigas para o objetivo da dinâmica.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica: O Exemplo de Moisés
Objetivo:
Promover a conclusão do estudo sobre as características da liderança de Moisés.
Material:
Cópias da figura de pé
esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características –
vejam abaixo).
Fita adesiva
Pincel atômico
Procedimento:
- Falem: Depois do que já
estudamos sobre a liderança de Moisés, quais características podemos apontar
deste servo de Deus?
- Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
apontem as seguintes características, entre outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento descontrolado
Caráter controlado
Líder solitário(Centralizador
- na fase inicial)
Não percebia a necessidade dos
liderados(na fila e em pé)
Agenda lotada(“... de manhã ao
por do sol..”)
Soube escutar Jetro
Aceitou proposta de Jetro
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de
acordo com a vontade de Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Rejeitava o erro e corrigia.
- Distribuam para os alunos as
figuras de pés e peçam para que escrevam uma das características apontadas(01
característica por pé).
- Depois, montem no piso da
classe um caminho com as figuras de pés.
- Falem: Este caminho
representa o caminhar de um líder desde sua chamada, aceitação do chamado e
atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de
Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as
características, quer positivas ou negativas.
- Agora falem: O que cada uma
destas características pode representar para vocês como líderes na sua casa,
igreja ou trabalho? O que vocês podem aprender, modificar (retirando ou
acrescentando) na caminhada enquanto líderes?
- Peçam para que os alunos
caminhem sobre o caminho e apontem 01 característica positiva que precisa ter
ou que já possui e 01 negativa que gostaria de modificar(outras características
podem ser ditas pelos alunos que eles já percebem que já possuem como lideres).
- Concluam, lendo Isaías
30:21:
“E os teus ouvidos ouvirão a
palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele,
sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Aprendendo a ser
manso
Objetivos:
Observar as características de
Moisés.
Enfatizar a mansidão de
Moisés, o homem mais manso da terra.
Material:
Cópias da figura de pé
esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características –
vejam abaixo).
Fita adesiva
Pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem: Quais
características podemos apontar de Moisés?
- Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
apontem as seguintes características, entre outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de
acordo com a vontade de Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Rejeitava o erro e corrigia.
- Distribuam para os alunos as
figuras de pés e peçam para que escrevam uma das características apontadas(01
característica por pé).
- Depois, montem no piso da
classe um caminho com as figuras de pés.
- Falem: Este caminho
representa o caminhar de um líder desde sua chamada, aceitação do chamado e
atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de
Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as
características, quer positivas ou negativas.
- Agora falem: O que vocês podem aprender com
estas características, modificar (retirando ou acrescentando) na caminhada da
vida cristã?
- Peçam para que os alunos
caminhem sobre o caminho e apontem 01 característica positiva que precisa ter
ou que já possui e 01 negativa que gostaria de modificar.
- Concluam, lendo Isaías
30:21:
“E os teus ouvidos ouvirão a
palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele,
sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.
- Para finalizar, falem:
Moisés foi considerado o homem mais manso da terra, conforme lemos em Números
12:3:
“E era o homem Moisés mui
manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
- Falem: É sobre a mansidão o
tema da aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: O legado de Moisés
Objetivo:
Refletir sobre o legado de Moisés, o líder do Êxodo.
Material:
01 espelho limpo
01 espelho embaçado(sujo)
01 flanela
01 limpador de espelho
Procedimento:
- Falem: Vivenciamos a
liderança no nosso cotidiano, quer seja na família, na igreja, no trabalho e
dessa forma observamos posturas diferentes de lideres. Esta lição enfatiza o exemplo do profeta
Moisés para todos nós.
- Apresentem os dois
espelhos(o limpo e o embaçado) e peçam para que os alunos observem cada um
deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem refletida.
- Perguntem: Qual espelho
representa melhor a imagem de Moisés. Por quê?
- Depois, falem que Josué,
sucessor de Moisés, apresentou excelentes qualidades para substituí-lo,
refletindo a imagem do seu mestre, por ter aprendido pelo exemplo.
- Pequem os dois espelhos e
falem:
O que nossos líderes estão
refletindo?
O que estamos refletindo, como
líderes?
- Agora, pequem o espelho
embaçado e perguntem:
Como limpar o espelho do
exemplo para os liderados?
Aguardem as respostas e depois
limpem o espelho.
- Enfatizem os pontos do
legado de Moisés para a liderança atual e como os princípios dessa liderança
podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Cooperadores
Objetivo:
Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.
Material:
01 bexiga para cada aluno
Local de realização: Adequado
para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a
atenção de outras classes.
Procedimento:
- Distribuam 01 bexiga para
cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.
- Solicitem para que fiquem em
círculo e joguem as bexigas para cima.
- Em seguida, comecem a
retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas permanecerão.
- Retirem mais pessoas e
deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.
- Continuem retirando até
deixar uma pessoa.
- Não se preocupem quando os
alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar
todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.
- Façam uma reflexão sobre a
atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que
o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
Moisés precisou de
colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando
Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua
mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso
tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão
e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram
as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Vocês podem fazer a
demonstração do momento em que 02 cooperadores sustentam as mãos de Moisés
levantadas.
Ideia
original desconhecida do uso de bexigas para o objetivo da dinâmica.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário