Pré-adolescentes - Família e Relacionamentos
Lição 05: Enfrentando uma crise
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Enfrentando uma crise.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para
concluir, utilizem a dinâmica “Tempestade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tempestade
Objetivos:
Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos na vida
cristã.
Confirmar que temos socorro em Jesus, aquele que acalma as
tempestades.
Folha de papel ofício para cada aluno
3 metros de TNT azul
01 mesa pequena
Fita adesiva
Procedimento:
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e
solicitem para que eles façam um barquinho, usando a técnica da dobradura
(aquela que agente fazia quando criança).
- Enquanto isso, organizem o TNT na mesa de forma que dê
ideia de um mar revolto.
- Peçam para que os alunos coloquem seus barcos no mar
revolto. Se julgar necessário, utilizem fita adesiva para fixar os barquinhos.
- Falem para os alunos que o mar revolto representa as
situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do
nosso barco algo que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve
nesse momento refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas
não precisa falar para os colegas.
- Há também outras situações que precisamos do socorro de
Jesus para acalmar a tempestade. Leiam:
Mt 8.23 a 26.
- Façam uma oração pelos alunos sobre isto.
- Em seguida, com a ajuda de outra pessoa, estirem o TNT,
representando o mar sem a tempestade.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário