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terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Adultos - O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo

Lição 03: O Batismo no Espírito Santo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: O Batismo no Espírito Santo.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

Lembram-se daquela proposta que fiz na lição 01?

“Perguntar: Quem é o Espírito Santo?

Anotar todas as respostas numa folha de papel madeira ou cartolina e reservar.

Falar que ao longo desta aula e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.

Agora, pequem a folha de papel madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição 03, utilizando frases curtas e/ou palavras.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Promessa do Pai”.

Tenho certeza de que será muito produtivo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Promessa do Pai

Objetivos:

Concluir o estudo sobre o batismo no Espírito Santo, uma experiência que os cristãos ao longo da história desfrutam.

Enfatizar que o batismo no Espírito Santo é cumprimento da promessa de Deus sobre derramamento do Espírito Santo.

Renovar a esperança e a fé nas promessas de Deus.

Material:

01 folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta, para cada aluno.

Procedimento:

– Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.

Segundo o Dicionário Michaelis é ”1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.

– Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.

Vocês já passaram por alguma dessas situações? Vocês ocasionaram ou foram vítimas?

– Agora, afirmem: Deus não falha em suas promessas.

- Leiam Nm 23.19:

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”.

– Falem: Nesta lição, estudamos sobre o batismo no Espírito Santo, uma experiência que os cristãos ao longo da história desfrutam desta bênção espiritual. O derramamento do Espírito Santo – uma promessa do Pai, foi cumprida no dia de Pentecostes, que também os cristãos ao longo da história desfrutam desta bênção espiritual.

- Leiam: Atos 1. 4, 5 e 8; 2. 1 ao 4, 14 a 18. Este é apenas um exemplo de suas promessas que se cumpriram.

Vocês têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida? Vocês encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!

Lembrem-se do que Deus já fez por vocês!

Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno divida ao meio por um traço.

– Solicitem aos alunos que escrevam do lado direito as promessas ainda não foram cumpridas.

– Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!

– Concluam, lendo: 

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia”(2 Pedro 3:9a).

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”(Sl 125.01).

Por Sulamita Macedo.

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