Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo
Lição 03: Os símbolos da igreja nas escrituras
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Os Símbolos da Igreja nas
Escrituras.
- Escrevam no quadro os 03 símbolos da igreja: A noiva de
Cristo, O templo de Deus e Corpo de Cristo.
- Para exemplificar a igreja como Corpo de Cristo, utilizem a
dinâmica “O Boneco”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Boneco
Objetivo: Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da
unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis
colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis
coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes
indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e
uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta
atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está
sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11
pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco,
individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os
membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e
colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e
uniformes. O grupo 02, embora apresentem
um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado
disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são
diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em
equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com
união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa
vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no
Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2.
1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário