Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 03: Moisés: Um líder de oração
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Moisés: Um líder de oração.
- Introduzam o estudo,
aplicando a dinâmica “O legado de Moisés”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O legado de Moisés
Objetivos:
Enfatizar
a importância da oração na vida de um líder.
Refletir
sobre o legado de Moisés, o líder do Êxodo.
01
espelho limpo
01
espelho embaçado(sujo)
01
flanela
01
limpador de espelho
Procedimento:
-
Falem: Vivenciamos a liderança no nosso cotidiano, quer seja na família, na
igreja, no trabalho e dessa forma observamos posturas diferentes de líderes. Esta lição enfatiza o exemplo de Moisés como
um líder de oração.
-
Apresentem os dois espelhos(o limpo e o embaçado) e peçam para que os alunos
observem cada um deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem
refletida.
-
Perguntem: Qual espelho representa melhor a imagem de Moisés. Por quê?
-
Depois, falem que Josué, sucessor de Moisés, apresentou excelentes qualidades
para substituí-lo, refletindo a imagem do seu mestre, por ter aprendido pelo
exemplo.
-
Pequem os dois espelhos e falem:
O
que nossos líderes estão refletindo?
O
que estamos refletindo, como líderes?
-
Agora, pequem o espelho embaçado e perguntem:
Como
limpar o espelho do exemplo para os liderados?
Aguardem
as respostas e depois limpem o espelho.
-
Enfatizem os pontos do legado de Moisés para a liderança atual e como os
princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
Por
Sulamita Macedo.
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