Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos
de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 02: Abraão: A vida de oração de um homem de fé
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Abraão:
A vida de oração de um homem de fé.
- Introduzam o estudo,
aplicando a dinâmica “Abraão,
o intercessor”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Abraão, o intercessor
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre Abraão – o intercessor.
Exercitar
a oração intercessória.
Promover
integração do grupo.
Bíblia
01
quadro ou 01 cartolina
01
marcador para quadro branco ou um pincel atômico
01
bexiga balão de aniversário)
¼ da folha de papel ofício
01 caneta
para cada aluno
Procedimento:
-
Peçam para que os alunos abram a Bíblia em Gênesis 18. 20 ao 33.
-
Falem: Vamos ler estes 13 versículos com o objetivo de responder as perguntas
abaixo, que devem estar escritas num quadro ou numa cartolina:
Quem
intercedia?
Por
quem intercedia?
Qual
o motivo da intercessão?
Qual
o resultado?
Em
seguida, estimulem os alunos a responderem quais características deste
intercessor(Abraão) podemos extrair do texto lido.
Anotem
as respostas dos alunos no quadro.
- Depois,
perguntem:
Temos
intercedido? Quais características do intercessor analisado temos ou precisamos
cultivar?
- Em
seguida, entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada
aluno.
-
Peçam para que eles escrevam um pedido de oração no papel fornecido por vocês e
coloquem-no dentro da bexiga e encham-na. Não se esqueçam de pedir para que os
alunos se identifiquem tanto no pedido de oração como também na bola.
-
Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para
cima, não deixando que caiam, durante aproximadamente 30 segundos ou mais.
-
Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola
que não seja a sua e jogue-a para cima, não deixando que caia, durante 30
segundos. Quando terminar esse tempo, falem que este momento representa o
cuidado, a atenção, esforço e a persistência que devemos ter quando
intercedemos por alguém.
-
Agora, cada aluno deverá estar com uma bola, que não é a sua, e estourá-la,
pegar o pedido do colega e orar por ele durante a semana.
-
Finalizem, lendo:
“...Orai
uns pelos outros... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”(Tg
5.16).
“Orando
em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com
toda a perseverança e súplica por todos os santos”(Efésios 6:18).
“Sempre
damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos
sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da
esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai”(1
Tessalonicenses 1:2,3).
Por Sulamita Macedo.
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