Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 04: Ana: A oração de uma mulher angustiada
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Ana: A
oração de uma mulher angustiada.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“O Pedido de Ana”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Pedido de Ana
Objetivos:
Concluir
o estudo sobre a vida de Ana, seu sofrimento e a oração respondida.
Contextualizar
o tema com a vida dos alunos.
Procedimento:
-
Após trabalhar os itens da lição, falem para os alunos:
Acabamos
de estudar sobre a vida de Ana, seu sofrimento e oração respondida.
-
Agora, façam as seguintes perguntas:
Qual
a condição e situação de Ana?
Qual
a oração de Ana?
Qual
a resposta de sua oração?
De
que forma Ana adorou e agradeceu ao Senhor?
-
Falem: Deus responde as orações dos seus servos. Qual sua condição, dificuldade?
-
Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam
um pedido de oração e a data, guardem em lugar seguro(em casa).
Reforcem
que ao receber a resposta, relatem para a turma a vitória recebida. Falem que
seria interessante que os alunos mostrassem o papel com o pedido e mencionassem
a data.
-
Para finalizar, leiam:
“...
A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário