Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo
Lição 02: O fundamento da igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O Fundamento da Igreja.
- Depois, apresentem um mapa Mundi e mostrem a cidade de
Jerusalém.
- Falem: Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
Quando isto aconteceu?
Este evento aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus e
10 dias após a sua subida ao céu. Nesta época, estava havendo a festa de
Pentecostes.
O que marcou o início da Igreja?
A descida do Espirito Santo prometido por Jesus, que enviaria
o consolador, conforme lemos em Lc 24.49.
Quem eram as pessoas que formavam a Igreja?
Judeus, hebreus, helenistas e prosélitos(coloquem estes nomes
no quadro) e falem sobre cada um.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “120 no
Cenáculo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: 120 no Cenáculo
Objetivo:
Refletir sobre o crescimento da Igreja.
Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
01 figura do globo terrestre
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem: Quantas
pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se que os alunos falem que eram 120 pessoas.
- Falem:
Estas 120 pessoas formaram o primeiro grupo da
Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).
Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000
pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000). E assim
a Igreja foi aumentando.
- Falem: No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e
eu(dizer o nome) também faço parte dela, e ... (falar os nomes dos alunos da
direita para a esquerda).
- Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de
cada vez:
No início da igreja
eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e...(falar os nomes dos
colegas da direita para a esquerda).
À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes
deles na cartolina. Colem a figura do globo.
- Falem, apontado: 120 mais 3000 pessoas foram o que formavam
a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem fiéis em todo o
mundo.
- Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu também
faço parte da Igreja.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário