Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 05: Neemias: A oração de um construtor
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Neemias:
A oração de um construtor.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Neemias e os malas sem alça”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Neemias e os malas sem Alça
Objetivo:
Enfatizar a vida de oração de Neemias.
Oportunizar a reflexão do
nosso comportamento diante dos nossos opositores, tendo como exemplo o líder
Neemias.
Procedimento:
- Perguntem: O que significa a
expressão “Mala sem alça”?
Mala sem alça: alguém chato,
incômodo, inconveniente, perturbador, desagradável.
Enquanto você fala o que
significa esta expressão, peça a um aluno para se colocar diante da turma,
segurando o objeto sem alça e pesado.
- Continuem perguntando: Na
sua vida, há alguém ou algo que pode ser considerado como “mala sem alça”? Como
tem sido sua atitude diante dos seus opositores?
- Observem as respostas dos
alunos e falem: Nesta lição, podemos considerar Sambalate e Tobias como “os
malas sem alça” na vida de Neemias e do povo judeu.
- Leiam Ne 4. 1 a 3.
- Depois, perguntem ao aluno
que está segurando a bolsa: Está difícil segurar a bolsa?
Se tivesse a alça, seria menos
incômodo? Coloquem a alça e perguntem: E agora?
O que significa “colocar a
alça”? O meio para melhor conduzir o objeto. Como tem sido sua estratégia
diante da situação que está enfrentando?
Em seguida, solicitem para que
o aluno se sente.
- Falem: Que tal aprendermos
com Neemias sobre este assunto?
- Trabalhem o conteúdo da
lição, observando os seguintes pontos:
Qual a acusação?
Como se organizaram os
opositores?
A estratégia de Neemias:
Oração, vigilância(guarda), ação(reconstrução do muro).
Atitudes relevantes: o líder e
o povo unidos com um objetivo único, Neemias não se intimidou nem se abateu,
líder entusiasta.
- Para finalizar, falem da
importância de observarmos o posicionamento de Neemias diante dos seus
opositores. Devemos colocar a alça da mala, isto é, para melhor conduzir a
situação, vamos agir como Neemias.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário