Adolescentes - Aprendendo com as Cartas
Lição 13: Amizade: uma Coisa Boa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Amizade: uma coisa boa.
– Depois, utilizem a dinâmica “A Amizade é como
Matemática”.
- Apresentem o título da lição: Falando o que convém.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades, as influências
positivas e o cuidado com as negativas.
Sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão,
de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01 cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no
procedimento)
02 cartolinas(01 para cada grupo)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos
de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de
cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
– Depois, apresentem para os alunos os seguintes versos,
escritos numa cartolina:
A amizade é como Matemática:
A alegria é somada.
A tristeza é diminuída.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
– Agora, dividam a turma em 02 grupos.
– Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa
cartolina:
Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que
haja na amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo
dos versos lidos anteriormente, e ainda assim falem:
O que vocês desejam que seja somado na amizade?
O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na
amizade?
– Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois,
cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
– Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e
enfatizem a importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências
positivas e negativas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário