Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo
Lição 10: A igreja e as missões transculturais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Igreja e as Missões
Transculturais.
- Iniciem o estudo da lição, procurando organizar as ideias
dos alunos sobre o que seja Missão Transcultural.
- Utilizem um mapa e apontem os países ainda não alcançados
pelo Evangelho.
- Solicitem aos alunos para escolher apenas 01 país e comecem
a pensar em uma viagem de faz de conta para esse lugar.
- Perguntem:
Como deve ser a preparação para a viagem?
Que língua fala este povo?
Quais os obstáculos políticos e religiosos para entrar neste
país como missionário?
Quem vai financiar a viagem?
Qual o clima? Que tipo de roupa providenciar?
Quanto a culinária? Etc.
Depois, orientem para os alunos realizar a pesquisa na
internet e trazer as informações no próximo domingo, inclusive se possível
apresentar fotos do país, do seu povo etc.
- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma
participativa, objetiva e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Não Deixe a
Bola Cair!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair
Objetivo: Demonstrar a necessidade da participação e colaboração de
todos na obra missionária.
01 bexiga(bola de aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem uma bola para cada aluno.
- Peçam para encham, deem um nó.
- Organizem os alunos em círculo e orientem para que joguem
as bolas para cima e não deixam que caiam.
- Aos poucos, vá retirando alguns alunos da atividade, até
que a quantidade que ficar não consiga dominar as bolas, deixando as bolas
cair.
- Então, perguntem:
O que significa a expressão “não deixar a bola cair”?
Espera-se que os alunos falem sobre persistência, compromisso
etc.
- Continuem, perguntando:
Como foi realizar a atividade com todos cooperando?
Os que saíram, como se sentiram vendo que a atividade não
podia ser realizada por poucos?
Os que permaneceram na atividade, como se sentiram, vendo que
os cooperadores estavam desistindo?
Como ficam os missionários, se os que apoiam desistem? Foram
enviados, porque foram chamados, os que ficam apoiam orando e contribuindo.
Cada um deve fazer sua parte.
- Então vamos retomar a ação, fazendo o inverso, entrando
aqueles que saíram.
- O que podemos constatar, com isto? Podemos retornar a apoiar
ou começar a colaborar com a obra missionária, não deixando a bola cair!
Ideia original desconhecida
Esta versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário