Pré-adolescentes - Família e Relacionamentos
Lição 13: Adorando Deus em família
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Adorando a Deus em Família.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Culto Doméstico”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Culto Doméstico
Objetivos:
Refletir sobre a importância do Culto Doméstico.
Organizar um culto doméstico.
Observar as alternativas de tempo para a realização do Culto
Doméstico.
01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Há duas situações para realização da dinâmica. Escolha apenas
uma delas.
Situação 01:
- Dividam a turma em grupos de 3, 4 ou 5 alunos.
- Falem: Cada grupo representa uma família. E vão agora
organizar um culto doméstico, observando os seguintes itens: dia, horário,
local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração
etc.
Os alunos devem observar principalmente o dia e horário do
culto, de acordo com as condições de tempo dos integrantes do grupo. Afinal,
estão simulando uma família.
- Depois, os grupos devem escrever numa cartolina de forma
objetiva os itens principais. Para isto, forneçam para cada grupo 01 cartolina
e 01 pincel atômico.
- Em seguida, as cartolinas devem ser fixadas e os grupos
devem apresentar o resultado, apontando as dificuldades e as saídas para a
organização do culto doméstico, principalmente quanto ao dia e horário para sua
realização. Neste momento, aparecerão várias alternativas que poderão servir de
exemplos para as famílias dos alunos.
Situação 02
- Após falar sobre a importância do Culto Doméstico e como
realizá-lo, organizem com os alunos um Culto “Doméstico” com a turma.
- Falem: Vamos fazer de conta que todos nós aqui fazemos
parte de uma numerosa família e que convivemos juntos numa mesma casa.
- Falem: Quais pontos já estudados, precisamos pensar para
que esta família se reúna em um Culto Doméstico?
Aguardem as respostas. Certamente serão apontados os
seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos, leitura bíblica,
palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Então, esta família deve pensar nas saídas para realização do
culto doméstico, observando as reais dificuldades de tempo e horário, apontando
alternativas para que todos os membros tenham a oportunidade de participar,
mesmo que em dias diferentes ou não.
Observem as mais variadas formas de realização apontadas
pelos alunos, que poderão servir de exemplo para as famílias dos alunos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário