Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 13: A oração de Paulo em favor do seu espinho
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A
oração de Paulo em favor do seu espinho.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a
dinâmica “Espinho na carne”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Espinho na carne
Objetivo: Concluir o estudo sobre o “espinho na carne” do
apóstolo Paulo e a oração dele sobre esse problema.
Um
espinho ou um alfinete ou uma agulha
Procedimento:
-
Falem: Acabamos de estudar sobre o “espinho na carne”, que o apóstolo Paulo menciona
em II Coríntios 12.07, como também a oração realizada por ele sobre esse
problema.
-
Apresentem um espinho ou um alfinete ou uma agulha.
-
Perguntem:
Vocês
já se furaram com um espinho ou outro objeto perfurante?
Peçam
para que alguém relate o fato e enfatize a consequência dolorida e incômoda da
perfuração ou até mesmo permanência temporária do espinho na carne. O aluno
deve fazer o relato segurando o espinho.
-
Falem: Acabamos de escutar o relato sobre um espinho físico, real.
-
Perguntem: Mas, qual é o seu “espinho na carne”?
Agora
é de forma figurada.
Sabemos
que neste sentido, “espinho” pode representar algo que incomoda, que traz
sofrimento, dor, aflição, dificuldade, problema.
-
Perguntem novamente: Qual é o seu “espinho na carne”?
Orientem
que não é necessário falar para o grupo. Salvo se algum aluno voluntariamente
deseje compartilhar com os colegas.
- Organizem
os alunos em círculo e façam uma oração apresentando a dificuldade que eles
estão enfrentando.
Por Sulamita Macedo.
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