Discipulando 2: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 01: O Discípulo e a Comunidade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O que é crer.
-
Utilizem a dinâmica “Eu creio...”, para introduzir o
estudo do tema.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu creio...
Objetivos:
Refletir sobre o que os alunos acreditam.
Enfatizar que os cristãos creem na Palavra de Deus.
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Para cada grupo o grupo 01 entreguem a pergunta
01. Para o grupo 02, entreguem a pergunta 02.
Pergunta 01: Em que vocês acreditam?
Pergunta 02: Por que acreditam?
- Estipulem o tempo de 05 minutos para os grupos
responderem cada pergunta.
- Depois, deste tempo as perguntas devem ser
trocadas, isto é, o grupo 01 recebe a pergunta com as respostas do grupo 02, o
grupo 02 recebe a pergunta do grupo 01 com as respostas.
- Agora, orientem para que eles leiam e complementem
as respostas, acrescentando outras ideias. Para isto, eles terão mais 05
minutos.
- Quando o tempo acabar, os cartazes com as
perguntas e respostas deverão ser apresentados para toda a turma.
- Observem as respostas atentamente e falem que o
novo convertido passa a crer nos ensinamentos da Palavra de Deus.
- Para concluir, apresentem para os alunos o livro “Declaração
de Fé das Assembleias de Deus”(CPAD), que apresenta as doutrinas bíblicas,
facilitando a compreensão do que cremos e a preparação de fé dos novos
convertidos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário