Adultos - O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo
Lição 13: Voltados os olhos para a Bendita Esperança
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Voltados
os olhos para a Bendita Esperança.
- Perguntem: A que se refere a
Bendita Esperança?
Aguardem as respostas.
Depois, leiam Tito 2.13:
“Aguardando a bem-aventurada
esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus
Cristo”.
Observação: Ao fazer uma
pergunta para os alunos, vocês estão utilizando o método de Perguntas e
Respostas.
- Em seguida, apliquem a dinâmica
“Arrumando a mala”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
Lembram-se daquela proposta
que fiz na lição 01?
“Perguntar: Quem é o Espírito
Santo?
Anotar todas as respostas numa
folha de papel madeira ou cartolina e reservar.
Falar que ao longo desta aula
e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito
Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.
Agora, pequem a folha de papel
madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição ...,
utilizando frases curtas e/ou palavras”.
Tenho certeza de que foi muito
produtivo!
Então, para a
conclusão do trimestre apresentem as folhas de papel madeira da
atividade proposta acima(que foi realizada ao longo do trimestre) e perguntem:
Quem é o Espírito Santo? Qual sua atuação?
Aguardem as respostas. Depois,
leiam com os alunos as frases ou palavras já escritas(nas folhas de papel
madeira) sobre o Espírito Santo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e
falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma
hora.
- Digam: Vocês têm 01 minuto
para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro branco ou a cartolina.
- Solicitem para que eles
escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não
deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem
acontecer:
1 - Pelo pouco tempo, os 02
alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 - Mesmo tendo pouco tempo,
os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 - Os alunos recusarem
arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
4 – Um aluno conseguir arrumar
a mala e outro não.
Observação: Qualquer que seja
o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a
Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o
arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:
Para a situação 01: Não se
prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a
preparação.
Para a situação 02:
Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03:
Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido
avisado para se organizarem.
Para a situação 04: Um se
preparou para o Arrebatamento no tempo certo e o outro descuidou-se.
- Falem: O importante é que
todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O
estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da
lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário