Adolescentes - Aprendendo com as Cartas
Lição 11: Combatendo o Bom Combate
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Combatendo o bom combate.
- Iniciem o estudo, colocando sobre uma mesa ou no quadro as
figuras de: filho, soldado, atletas, lavrador, obreiro, vaso e servo, depois
solicitem para que 07 alunos pequem as figuras(01aluno – 01 figura) e leiam
as referências que estão por traz da
figura.
Filho – II Tm 2.01
Soldado – II Tm 2. 2 – 4
Atleta – II Tm 2.5
Lavrador – II Tm 2.6
Obreiro – II Tm 2.15
Vaso – II Tm 2.20 a 21
Servo – II Tm 2.24
- Após a leitura, coloquem as figuras no quadro e reflitam
com os alunos sobre o que representa cada uma delas para o cristão. Não se
esqueçam de contextualizar cada figura com o tipo de aluno que você tem, dessa
forma a aprendizagem será mais significativa.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Armadura do Cristão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Armadura do Cristão
Objetivo: Refletir sobre a necessidade do cristão possuir todos os
elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.
01 figura de 01 soldado, quadro ou cartolina, papel ofício e
caneta.
Procedimento:
- Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais
são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro
de giz ou cartolina.
- Agora falem: O cristão é comparado a um soldado pronto para
o combate, que possui armas especiais para a caminhada cristã. Então,
apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que
encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada,
explicando cada elemento da armadura.
Cinturão – verdade
Couraça – justiça
Escudo – fé
Capacete – salvação
Espada – palavra
Observação: Veja abaixo o significado dos elementos da
armadura do cristão.
- Agora, peçam para que os alunos desenhem os elementos que
compõem a armadura e coloquem no soldado.
Outra forma para exemplificar os elementos da armadura: fazer
os elementos de jornal e colocar em um dos alunos da classe.
- Depois, falem: O Diabo tem suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está
revestido da armadura de Deus, ele está protegido e sua vida espiritual está
segura em Deus.
- Para concluir, leiam Ef 6. 11 ao 13.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário