Adolescentes - Vivendo em sociedade
Lição 04: Bullying, um Problema SocialProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Bullying, um Problema Social, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Sublinhem o nome “Bullying” e perguntem:
O que é Bullying?
Aguardem as respostas. Se necessário, vocês podem acrescentar outras informações.
Aqui estão sendo utilizados o método de Perguntas e Respostas e o
Conhecimento Prévio.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Deixem que eles falem se já sofreram ou estão sofrendo algum tipo de
discriminação na escola, na Igreja ou em outros lugares.
Lembrem aos alunos que se porventura estão sendo discriminados, os pais
precisam ter conhecimento, além dos professores e outras pessoas que eles têm
confiança, para que sejam tomadas as devidas providências.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever
o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para as dinâmicas;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração das 02 dinâmicas;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 02 dinâmicas.
Dinâmica: Discriminação, não!
Objetivo: Exemplificar que atos de discriminação devem ser
combatidos e denunciados.
Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega
do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são
engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome da pessoa que
está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou
contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não
o colega para quem você desejou.
- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os
alunos.
- Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos
outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.
- Então, comecem a trabalhar os temas da indiferença, discriminação,
Bullying,
- Falem: Comece por você, não discriminando ninguém. Faça a diferença!
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes
fazei vós também” Lc 6.31
Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem
que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário