Pré-adolescentes - Jesus, o salvador
Lição 02: Crescendo em Sabedoria
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crescendo em
Sabedoria.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Crescendo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o crescimento em
estatura, espiritual e em sabedoria de Jesus.
Material:
Cópias de fotos dos alunos com idades
diferentes(vejam orientação no procedimento)
01 fita métrica ou outro meio de medição
Procedimento:
Antes da aula:
Solicitem aos alunos cópias de fotos de quando
eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos com idades diferentes e 01 atual.
Vocês podem fazer isto, através das redes sociais.
E se eles se esquecerem? Então é bom vocês
organizarem fotos retiradas de revistas que representem o crescimento físico,
de crianças e adolescentes diferentes.
Durante a aula:
- Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das
fotos solicitadas. Organizem num quadro as fotos por aluno em ordem
cronológica, isto é, por idade.
- Solicitem para que os alunos falem sobre as
diferenças que eles observam em suas próprias fotos, quando ao crescimento.
- Depois, comentem sobre alguns pontos importantes
que aconteceram de criança até fase em que eles hoje, como: aprenderam a
sentar, a andar, a falar, ler e escrever, tomar banho e se vestir sozinhos,
desenvolvimento do raciocínio e habilidades, estudar, usar as redes sociais
etc.
- Observamos que vocês tiveram crescimento físico,
intelectual. Mas, precisamos também crescer em sabedoria e espiritualmente.
- Vamos estudar na aula de hoje sobre Jesus com 12
anos de idade, apresentando seu desenvolvimento físico, espiritual e sabedoria.
- Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e
comecem a medir os alunos, anotem a medição.
- Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que
vocês já cresceram. Mas preciso medir o crescimento espiritual e a sabedoria de
vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem as respostas. Então, falem que estes
tipos de crescimento não conseguem medir, mas é observado pelo comportamento da
pessoa.
- Falem: Então, vamos estudar sobre isto?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário