Juvenis – Queda e Redenção
Lição 03: A Natureza e a Queda
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Natureza e a queda, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Agente Multiplicador”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: Agente Multiplicador
Objetivos:
Incentivar a disseminação de ideias sobre preservação ambiental
Material para cada grupo:
01 cartolina
Pincel atômico
Revistas para recorte de figuras
01 cola
Rolo de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)
Procedimento:
- Dividam a turma em vários grupos.
- Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel
atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
- Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
- Estipulem um tempo para esta atividade.
- Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
- Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em
outros ambientes da igreja.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário