Adolescentes - Vivendo em sociedade
Lição 05: Padrões Sociais de Beleza
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Padrões Sociais de Beleza, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Iniciem o estudo, utilizando a dinâmica “Ditadura da Beleza”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação
didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula
expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de
recursos didáticos:
Quadro
branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição); mas, vocês
podem escrever outras informações;
Material para a
dinâmica;
- Método audiovisual: o
quadro branco com o título da lição e a demonstração da 02 dinâmica;
- Participação dos
alunos na aula;
- Aplicação de 01
dinâmica.
Dinâmica: Ditadura da Beleza
Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo
de forma exagerada para atender a ditadura da beleza imposta pela mídia.
Material:
01 bola pequena
06 Garrafas descartáveis de 1 litro
01 tubo de cola branca
Nomes digitados: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica,
padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Colem em cada garrafa uma das palavras: Corpo perfeito, corpo
atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas,
anabolizantes.
- Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos
jogarem a bola para derrubar as peças do boliche, afastando as cadeiras, mesa
etc.
- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima),
falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
- Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que
precisam ser “derrubadas”.
- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma
ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
- Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer
até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é
importante a participação dos alunos.
- Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo,
fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas eles devem derrubar as
ideias de beleza transmitidas pela mídia.
- Agora, estudem os pontos levantados na lição, deixando claro a
importância da beleza interior.
Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário