Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 04: Desviando-se da cólera e do homicídio
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Desviando-se da cólera e do homicídio, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Sublinhem a palavra “Cólera”
com cor diferente e perguntem:
Que outra palavra
podemos apontar como sinônimo?
Aguardem as respostas.
Acrescentem outras caso necessário.
Da mesma forma, façam
para a palavra “Homicídio”.
Anotem as respostas no
quadro.
Aqui estão sendo
utilizados o método de Perguntas e Repostas e o Conhecimento Prévio.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Quando vocês falarem
sobre o 6º. Mandamento, apliquem a dinâmica “Sopro de vida”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição, sublinhar duas palavras, as respostas dos alunos); mas, vocês
podem escrever outras informações;
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as palavras
sublinhadas, as respostas dos alunos e a demonstração da dinâmica;
- Método de Perguntas e
Repostas e o Conhecimento Prévio.
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica.
Dinâmica: Sopro de Vida
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre o 6º. Mandamento – Não Matarás.
Material:
Situação 01 - Se sua
classe for dentro da igreja:
02 bexigas de
aniversário
01 palito de dentes
para cada aluno
06 folhas de papel
ofício
01 lixeira ou 01 saco
para lixo
Situação 02 – Se sua
classe for fora da igreja:
02 bexigas de
aniversário
01 bexiga para cada
aluno
01 palito de dentes
para cada aluno.
Procedimento:
- Peçam para que 01
aluno leia o versículo abaixo:
“E formou o Senhor Deus
o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem
foi feito alma vivente”(Gn 2:7).
Enquanto ele ler, vocês
sopram uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.
- Falem: Esta bexiga
cheia de ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria
assim: mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.
Evitem estourar a
bexiga se a sua classe for dentro da igreja.
- Falem: Nesta lição,
vamos estudar sobre o 6º. Mandamento: Não Matarás.
- Entreguem 01 palito
de dente para cada aluno.
- Falem: O palito de
dente representa a “arma” para acabar a vida do outro.
- Perguntem: Quais são
as formas de tirar a vida de alguém?
Espera-se que os alunos
falem sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, nas guerras, quando
alguém decide tirar sua própria vida através do suicídio e até de forma
figurada “acabar a vida de outrem” por palavras e atitudes.
Se sua classe for
dentro da igreja: Escrevam estas respostas em folhas de papel ofício separadas.
Quando vocês lerem cada uma, amassem e joguem numa lixeira, simbolizando a
retirada de vida, através de variadas formas.
Se sua classe for fora
da igreja: Escrevam cada resposta em 01 bexiga cheia de ar e depois peçam para
que um ou mais alunos estourem as bolas usando os palitos de dentes.
- Falem: O palito, a
“arma”, não deve ser utilizado para tirar sua vida ou de alguém, pois a Bíblia
recomenda “Não Matarás”. A vida é um dom de Deus, somente Ele pode tirá-la.
- Leiam:
“O Senhor é o que tira
a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”(1 Sm 2:6).
“E Jesus disse-lhe:
Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de
todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo,
semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Muito boa essa dinâmica.
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