Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 02: Você é sal e luzProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Você
é sal e luz, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar a expressão “sal e luz do
mundo”, apliquem as dinâmicas “Sal da terra” e “Luz do mundo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco ou cartolina(01 forma de utilização:
escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material das 02 dinâmicas;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração das dinâmicas;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 02 dinâmicas.
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal.
Procedimento:
- Expliquem que o sal representa o cristão e o
copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos alunos para o que você
vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho
de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação
02);
01 colher de sal no último copo e misturem(
situação 03).
- Perguntem: Qual situação melhor representa a
conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É comum haver votação
para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve
ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da
situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode
estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está
misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou
sendo influenciados?
- Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois
o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada
mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se
adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima;
vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo
2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura
das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03
representa a conduta do cristão como sal da terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela, água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a
vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a
mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não
transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo.
O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus.
Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a
Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação,
santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que
pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a
prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado
sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os
alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi
sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macêdo.
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