Juvenis – Queda e Redenção
Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Corrupção da humanidade, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, apliquem a dinâmica “Dois caminhos,
uma escolha”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o Humanismo.
Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:Cadeiras
Figuras de homem e mulher
Palavra DEUS
02 envelopes:
Nome “Conhecimento de Deus” escrito para colocar
dentro do envelope 01
Palavra “Humanismo” escrita para colocar dentro do
envelope 02.
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem as cadeiras de forma que formem 02
caminhos
No final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em 01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de
uma mulher. Deixem também um envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.
Na outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome
DEUS. Também coloquem um envelope e dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.
Durante a aula:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês,
tem dois caminhos para seguir.
- Peçam para um grupo andar pelo caminho que
conduz a Deus.
- Peçam para o outro grupo andar pelo caminho
representado pelas figuras do homem e da mulher.
- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e
leiam o conteúdo.
- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre
quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos
pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.
Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo
conhecendo Deus decidiram seguir o caminho do Humanismo, rejeitando Deus.
- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?
- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o
caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
- Para concluir, falem: É sobre a corrupção da
humanidade que rejeita Deus e prefere as ideias humanistas, no homem no centro,
que vamos estudar hoje nesta lição.
Por Sulamita Macedo.
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