Pré-adolescentes - Jesus, o salvador
Lição 03: O Amigo dos Pecadores
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O amigo dos
pecadores, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois falem:
Nesta lição, vamos estudar sobre o relacionamento de Jesus com as
pessoas desprezadas da sociedade, através do exemplo de Zaqueu.
- Depois, utilizem a dinâmica “Subindo na
árvore”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: Subindo na árvore
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a transformação na vida de Zaqueu, após o
encontro com Jesus.
Material:
Pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem:
Quantos de vocês já subiram numa árvore?
Qual a razão?
Como é a visão de quem está na árvore?
Aguardem que os alunos relatem suas experiências.
- Perguntem: Vocês já viram uma pessoa adulta que
exerce uma função importante subir numa árvore em local público?
Certamente a resposta será negativa.
- Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre um
personagem bíblico que subiu numa árvore.
Alguém sabe o nome deste personagem?
O que ele fazia?
Por que ele decidiu subir na árvore?
Aguardem as respostas. Confirmem que Zaqueu era um
cobrador de impostos e que subiu numa árvore porque era baixinho e queria ver
Jesus.
- Falem: Depois deste encontro, Jesus foi para a
casa de Zaqueu e a vida dele foi modificada pelas palavras de Jesus. Este é um
exemplo de que Jesus falava e se relacionava com os pecadores, pregando o
evangelho que transformava vidas.
- Perguntem: E os amigos(não crentes) de vocês,
quem são eles?
Apresentem uma árvore confeccionada de cartolina e
peçam para que os alunos escrevam os nomes dos seus colegas na árvore.
- Falem: Como vocês podem influenciar
positivamente os amigos de vocês?
Observem as respostas. Depois, falem da
importância do cristão influenciar as outras pessoas para o que é bom,
apontando Jesus – o salvador - para eles.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário