RSS

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação

Lição 07: O que jesus fez na cruz

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O que jesus fez na cruz, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Ponte”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

- Utilizem o quadro branco para escrever alguma informação ou palavras-chave. Vocês podem usar lápis de cores diferentes. Isto chama a atenção dos alunos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Ponte

Objetivo: Exemplificar e estudar sobre salvação, através de Jesus, aquele que nos religou a Deus, através de sua morte na cruz.

Material:

01 giz branco

01 pano úmido

01 telefone com fio

Nome digitado: DEUS

Procedimento:

– Utilizando um giz, desenhem no piso um círculo grande.

– Peçam para que todos os alunos entrem neste círculo.

– Entreguem para um dos alunos o nome DEUS e para outro aluno um telefone com fio.

– Pequem o telefone, tirando do gancho e falem: A comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de forma perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a Deus e esta comunicação foi cortada.

Nesse momento, retirem o fio do telefone e peçam para que todos os alunos saiam do círculo, demonstrando afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no círculo.

– Façam outro círculo com giz, separado do círculo anterior.

– Peçam para que todos os alunos entrem neste novo círculo.

– Falem: O homem ficou distanciado de Deus, mas o amor divino pela humanidade era tão grande, que providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os homens, enviando Jesus como Salvador e Mediador dos homens.

– Nesse momento, façam dois traços, simulando uma ponte, unindo os dois círculos, e coloquem o nome JESUS.

– Falem: Desta forma, a comunicação foi restabelecida.

– Em seguida, coloquem o fio do telefone, antes retirado.

– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Observação: É interessante limpar o piso, para isto utilizem um pano úmido.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: