Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação
Lição 07: O que jesus fez na cruz
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O que
jesus fez na cruz, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Ponte”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Utilizem o quadro branco para escrever
alguma informação ou palavras-chave. Vocês podem usar
lápis de cores diferentes. Isto chama a atenção
dos alunos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ponte
Objetivo: Exemplificar e estudar sobre salvação, através de
Jesus, aquele que nos religou a Deus, através de sua morte na cruz.
Material:
01 giz branco
01 pano úmido
01 telefone com fio
Nome digitado: DEUS
– Utilizando um giz, desenhem no piso um círculo grande.
– Peçam para que todos os alunos entrem neste círculo.
– Entreguem para um dos alunos o nome DEUS e para outro aluno um
telefone com fio.
– Pequem o telefone, tirando do gancho e falem: A comunicação de Deus
com o homem e vice-versa acontecia de forma perfeita. Mas, o homem pecou,
desobedecendo a Deus e esta comunicação foi cortada.
Nesse momento, retirem o fio do telefone e peçam para que todos os
alunos saiam do círculo, demonstrando afastamento de Deus. Somente o aluno que
tem o nome “Deus” permanecerá no círculo.
– Façam outro círculo com giz, separado do círculo anterior.
– Peçam para que todos os alunos entrem neste novo círculo.
– Falem: O homem ficou distanciado de Deus, mas o amor divino pela
humanidade era tão grande, que providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os
homens, enviando Jesus como Salvador e Mediador dos homens.
– Nesse momento, façam dois traços, simulando uma ponte, unindo os dois
círculos, e coloquem o nome JESUS.
– Falem: Desta forma, a comunicação foi restabelecida.
– Em seguida, coloquem o fio do telefone, antes retirado.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Observação: É interessante limpar o piso, para isto utilizem um pano
úmido.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário