Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
Lição 08: A Lei e os Evangelhos Revelam JesusProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 - Apresentem o título da lição: A Lei e os Evangelhos
Revelam Jesus, escrevendo no quadro
branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras
e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Vocês podem retomar o tema da classificação dos livros da Bíblia
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Marcas da
Salvação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Marcas da salvação
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a salvação em Jesus, apontada na Lei e nos
Evangelhos
Enfatizar a mudança que ocorre na vida daquele que aceita Cristo como
salvador.
Material:
Procedimento:
- Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
- Falem: Esta folha de papel pode representar nossa vida. As
transformações vão acontecendo e nossa vida vai se modificando(à medida que
vocês falarem vão amassando aos poucos a folha de papel).
- Falem: Jesus ao morrer ficou com marcas em vários lugares do seu corpo,
por causa dos pregos colocados quando estava na cruz ao morrer por mim e por
você. Conforme lemos em João 20.25:
“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele
disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu
dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira
nenhuma o crerei”.
- Perguntem: Temos as marcas do Senhor Jesus em nossas vidas? A salvação
efetuada por sua morte modificou sua vida?
- Peçam para que os alunos amassem a folha de papel e solicitem para que
falem(de forma objetiva) sobre a mudança ocorrida em sua vida após receber a
salvação.
Após cada depoimento, falem: Estas são as marcas deixadas por Jesus na
vida de....(falar o nome do aluno).
Ideia original desconhecida da técnica do papel amassado.
Esta versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário