Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 08: Os Reis mais importantes de IsraelProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Os Reis
mais importantes de Israel. Vocês podem escrevê-lo no
quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
Falem que nesta lição, vamos estudar sobre 02 reis de Israel: Davi e
Salomão.
Neste momento, escrevam o nome Davi e Salomão no quadro e coloquem no
quadro 02 figuras de uma coroa.
- Recontem de forma coletiva e objetiva, como Conhecimento
Prévio, a história de Davi e Salomão.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
- Para conclusão do estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Chamado”.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: O Chamado
Objetivos:
Refletir sobre o chamado
individual para trabalhar no Reino de Deus.
Contextualizar o tema “chamado
de Davi para ser rei” com a vida dos alunos.
Material:
Papel contendo ação para
o aluno realizar(ver no procedimento).
Procedimento:
- Organizem os alunos em
semicírculo.
- Falem: Estudamos sobre
o chamado de Davi e sua missão dada por Deus para ser rei do povo de Israel.
Vocês também têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.
- Agora, entreguem para
cada aluno um papel contendo apenas uma das 03 situações que ele vai realizar:
Permanecer no seu lugar
Sentar-se
- Falem: Vou fazer uma
chamada, isto é, vou falar o nome de cada aluno. Ao escutar seu nome, você vai
realizar o que está contido no papel que recebeu.
- Depois, que os alunos
executarem as atividades, falem: Aqui vimos 03 situações diferentes para o
chamado individual. Mas, o que isto pode representar?
Sair do seu lugar para o
outro lado do semicírculo representa que teve atitude de ação, quando recebeu o
chamado do Senhor.
Permanecer no seu lugar
representa que está sem realizar nenhuma atividade porque não sabe qual sua
missão, mas que permanece de pé pronto para agir.
Sentar-se representa
alguém que não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a missão dada.
- Falem: Vocês são
adolescentes e na igreja há trabalho para todos. Participem das reuniões específicas para
pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas atividades propostas
para esta faixa etária.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário