RSS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento

Lição 08: Os Reis mais importantes de Israel

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Os Reis mais importantes de Israel. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

Falem que nesta lição, vamos estudar sobre 02 reis de Israel: Davi e Salomão.

Neste momento, escrevam o nome Davi e Salomão no quadro e coloquem no quadro 02 figuras de uma coroa.

- Recontem de forma coletiva e objetiva, como Conhecimento Prévio, a história de Davi e Salomão.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para conclusão do estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Chamado”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Chamado

Objetivos:

Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no Reino de Deus.

Contextualizar o tema “chamado de Davi para ser rei” com a vida dos alunos.

Material:

Papel contendo ação para o aluno realizar(ver no procedimento).

Procedimento:

- Organizem os alunos em semicírculo.

- Falem: Estudamos sobre o chamado de Davi e sua missão dada por Deus para ser rei do povo de Israel. Vocês também têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.

- Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo apenas uma das 03 situações que ele vai realizar:

Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo

Permanecer no seu lugar

Sentar-se

- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de cada aluno. Ao escutar seu nome, você vai realizar o que está contido no papel que recebeu.

- Depois, que os alunos executarem as atividades, falem: Aqui vimos 03 situações diferentes para o chamado individual. Mas, o que isto pode representar?

Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo representa que teve atitude de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.

Permanecer no seu lugar representa que está sem realizar nenhuma atividade porque não sabe qual sua missão, mas que permanece de pé pronto para agir.

Sentar-se representa alguém que não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a missão dada.

- Falem: Vocês são adolescentes e na igreja há trabalho para todos.  Participem das reuniões específicas para pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas atividades propostas para esta faixa etária.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: