Pré-adolescentes Currículo 2022 - A Bíblia, um Livro Inspirado
Lição 06: Conhecendo a Bíblia Livro por Livro
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Conhecendo a Bíblia Livro por Livro, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica
“A Bíblia e sua estrutura”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
- Utilizem o quadro branco para
escrever alguma informação ou palavras-chave. Vocês podem
usar lápis de cores diferentes. Isto chama a atenção
dos alunos.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Bíblia e sua estrutura
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a estrutura da Bíblia.
Material:
02 folhas de papel madeira
04 tubos de cola branca
Nomes para digitar(ver no procedimento)
Procedimento:
- Nesta lição, vamos estudar sobre a estrutura da
Bíblia.
- Peçam para que os alunos abram suas Bíblias no
índice e perguntem:
O que vocês estão vendo?
Aguardem as respostas.
Certamente, vão falar que estão vendo os nomes de
livros separados de acordo com a divisão da Bíblia, Antigo e Novo Testamentos.
- Agora, apresentem o primeiro cartaz com o título
“Antigo Testamento” e sua divisão:
Pentateuco(05 livros)
Históricos(12 livros)
Poéticos(05 livros)
Proféticos
Profetas Maiores(05 livros)
Profetas Menores(12 livros)
- Depois, distribuam 10 nomes dos livros do Antigo
Testamento para os alunos.
Escolham nomes que abranjam as 04 classificações
dos livros.
- Peçam para que os alunos, identifiquem qual a
classificação e colem o nome ao lado ou abaixo do cada conjunto de livros.
- Repita esta ação até concluir os 39 livros do
Antigo Testamento.
- Em seguida, apresentem o cartaz com o título
“Novo Testamento” e sua divisão:
Evangelhos(04 livros)
Histórico(01 livro)
Epístolas Paulinas(13 livros)
Gerais(08 livros)
Revelação(01 livro)
- Depois, distribuam 10 nomes dos livros do Novo
Testamento para os alunos.
Escolham nomes que abranjam as 04 classificações
dos livros.
- Peçam para que os alunos, identifiquem qual a
classificação e colem o nome ao lado ou abaixo do cada conjunto de livros.
- Repita esta ação até concluir os 27 livros do
Novo Testamento.
- Para finalizar, este exercício de identificar a
que classificação pertence cada livro, além de conhecer a sequência dos livros
ajudarão a melhor manusear a Bíblia e entender seu conteúdo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário