Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
Lição 07: O Quarto Sinal: A
Multiplicação dos Pães e Peixes
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
O Quarto Sinal: A Multiplicação dos Pães e Peixes. Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Já estudamos anteriormente 03
sinais: Quais foram estes sinais?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da
água em vinho, o 2º. a cura do filho do oficial e o 3º. a cura do paralítico de
Betesda.
Aqui
está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem um mapa para apontar a Galileia.
Mapa é um recurso didático importante. Sua utilização
chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Multiplicando”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Multiplicando
Objetivo: Contextualizar o milagre da multiplicação dos pães com
a vida dos alunos.
Material:
Os 4 sinais das operações matemáticas: adição(soma),
subtração(diminuição), divisão e multiplicação.
Procedimento:
- Apresentem os 4 sinais das operações matemáticas.
- Depois, falem: Jesus multiplicou 5 pães e 02
peixinhos para uma grande quantidade de pessoas comerem.
Após a multiplicação, houve a divisão do alimento.
Com isso, a fome foi diminuída.
Este milagre acrescentou(somou) a fé aos que viram o
milagre acontecer.
- Entreguem 01 folha de papel ofício para cada aluno
e peçam para que dividam em 4 partes, com uma caneta.
- Agora, falem:
Vocês estão precisando de um milagre?
O que este milagre vai modificar?
Utilize os sinais das operações matemáticas para
responder.
- Depois, os alunos podem socializar para os colegas
o resultado do que responderam.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário