Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
Lição 06: O Terceiro Sinal: O Paralítico de Betesda
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
O Terceiro Sinal: O Paralítico de Betesda. Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Já estudamos anteriormente
02 sinais: Quais foram estes sinais?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da
água em vinho e o 2º. a cura do filho do oficial.
Aqui está
sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Levanta-te, toma tua cama e anda!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Levanta-te, toma tua cama e
anda!
Objetivo: Contextualizar a expressão “Levanta-te, toma tua
cama e anda!” para a vida do aluno.
Não precisa
Procedimento:
- Leiam o relato sobre a cura do paralítico de
Betesda.
- Depois, perguntem: Quais as palavras de Jesus, que
modificaram a situação do paralítico?
Certamente os alunos vão dizer: “Levanta-te, toma
tua cama e anda!”
- Falem: Nesta frase, há 03 verbos de ação:
levantar, tomar e andar.
De que forma estas palavras, desta situação em
estudo, podem ser contextualizadas para sua vida?
Levantar: indica alguém parado que precisa se
levantar para agir
Tomar(pegar algo): pegar a cama remete sair do
comodismo, de ficar parado, depender de alguém
Andar: mudança de situação, antes inerte, para outra
de ação
- Falem: São palavras nos colocam de pé.
- Peçam para que os alunos digam para os colegas:
Jesus disse para o paralítico: Levanta-te, toma tua
cama e anda!
- Agora, peçam para que os alunos analisem esta
expressão para si mesmos. Qual a dificuldade que tem impedido que eles se
levantem e saiam da situação?
- Para concluir, afirmem: Jesus pode mudar sua
situação.
Por Sulamita Macedo.
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