Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 07: A Monarquia em Israel
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A
Monarquia em Israel. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para a introdução do estudo da lição, utilizem a dinâmica “Queremos
um rei!”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: Queremos um rei!
Objetivos:
Analisar a atitude do povo israelita ao pedir um
rei contrapondo a vontade de Deus.
Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus,
de acordo com a vontade dEle.
Material:
Uma venda
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se
apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda
sobre seus olhos.
- Esperem que o aluno cego peça orientação e
comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes
perguntas:
Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a
orientação (a vontade) do guia?
Como você se sentiu sendo guiado?
Você entendeu de forma clara os comandos (a
vontade) do guia?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”,
enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e
buscar Sua vontade.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute
alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda
e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade
de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz
representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
Para concluir, analisem a atitude do povo
israelita ao pedir um rei contrapondo a vontade de Deus.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário