Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 10: Israel X Judá – A Divisão do ReinoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição:. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
- Para conclusão do estudo da lição, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Enfatizar o valor dos
bons conselhos.
Refutar o comportamento de
Roboão que optou por seguir os maus conselhos de seus amigos.
Material:
01 quadro ou cartolina
com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os
conselhos da turma, para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Vocês já
receberam conselhos. Que tipo de conselho eram? Quem deu o conselho? E vocês
aceitaram o conselho?
Observem as respostas.
Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos
bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
- Coloquem no quadro ou
cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom,
não se dava, vendia”.
- Depois, perguntem:
O que vocês acham desta
afirmação?
Em quais circunstâncias
alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e
reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
- Depois, entreguem ¼ de
uma folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles
escrevam um conselho para um dos colegas da classe.
- Peçam para que eles
entreguem os conselhos para os colegas.
Observem se alguém ficou
sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes
conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.
- Os colegas devem ler
para a turma o conselho recebido.
- Depois, recolham todos
os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte
título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da classe). Entreguem a
coletânea de conselhos para cada aluno.
- Devolvam os conselhos
para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário