Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 02: A Grande mudança: De perseguidor a perseguidor
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Grande mudança: De
perseguidor a perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Conhecendo Paulo”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Conhecendo Paulo
Objetivo: introduzir o estudo
sobre as características do apóstolo Paulo.
Material:
Papel ofício
Palavras digitadas(ver
no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Antes da aula:
Coloquem debaixo de cada
cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo
Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu 13 livros do
Novo Testamento
Fundou várias igrejas
Poliglota
Judeu
Cidadão romano
Perseguidor antes da
conversão
Fariseu
Passou a ser perseguido
após a conversão
Durante
a aula:
- Falem: Vamos estudar
sobre um personagem muito importante para a história da igreja.
- Falem: Nós conhecemos
uma pessoa por suas características. As características desse personagem estão
fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobri-las?
- Aguardem e peçam para
que cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?
Espera-se que os alunos
falem que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário