Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 04: A primeira viagem missionária
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A
primeira viagem missionária, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Seguindo a
rota da 1ª viagem”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Seguindo a rota da 1ª viagem
Objetivo: Ilustrar e explanar a 1ª viagem missionária de
Paulo seguindo a rota descrita no texto bíblico.
Material:
Palavras para digitar(ver procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de durex colorido vermelho
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar os nomes dos lugares: Antioquia da Síria, Selêucia, Ilha de
Chipre, Salamina, Pafos, Perge, Panfília, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra
e Derbe.
Recortar cada nome
Digitar a expressão: Ponto de partida e chegada
No dia aula:
Antes dos alunos chegarem:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- No centro do círculo, organizem os nomes digitados no piso da sala,
observando um mapa da 1ª viagem missionária de Paulo, para localizar cada
cidade e formar a rota da viagem.
- Os nomes no piso vão ficar ligados com setas feitas de durex colorido
vermelho, na direção que indica a ordem sequencial do roteiro da viagem.
No momento da aula:
- Orientem os alunos para que se sentem em círculo, conforme estão as cadeiras.
- Falem:
Na aula passada, Paulo e Barnabé tinham ido para Antioquia da Síria.
Na aula de hoje, vamos estudar sobre uma viajem mais longa que começa e
termina neste lugar(apontem para Antioquia da Síria e coloquem a expressão
“Ponto de partida e chegada” ao lado do nome da cidade).
Vocês estão vendo aqui no piso nomes de lugares pelos quais Paulo e
Barnabé passaram.
Peçam para que os alunos leiam cada nome, observando a ordem numérica do
roteiro da viajem.
- Apontem para cada nome, à medida que vocês falarem sobre o roteiro
desta viagem.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário