Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 04: Sou nova criaturaProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Sou nova criatura, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para
ilustrar a transformação que ocorre com aquele que passa pelo Novo Nascimento,
apliquem a dinâmica “Transformação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Transformação
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a
salvação, através do Novo Nascimento.
Material:
01 porção de pipoca
Alguns grãos que não
estouraram
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de
pipoca”(postado abaixo)
Procedimento:
- Mostrem para os alunos, um
saco de pipoca.
- Perguntem: Quem gosta de
pipoca?
- Depois, apresentem para os
alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia
o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e
com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de
transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de
mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura
do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com
ações e pensamentos mudados.
- Depois, apresentem aquele
grão que não estourou.
- Falem: Este grão é
semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam
pelo processo de transformação.
Dinâmica elaborada tendo por
base o texto “Milho de Pipoca” de Rubem Alves.
0 comentários:
Postar um comentário