Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 05: Vencendo a tentaçãoProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Vencendo a tentação, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Perguntem: O que é tentação?
Aguardem as respostas. Depois
apresentem outras informações.
Aqui está sendo utilizado o método
de Perguntas e Respostas.
- Leiam o texto “A Corrida
dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que o texto nos traz:
ficar “surdo” aos apelos da tentação.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para finalizar a aula,
utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a importância de
permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as tentações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão: A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os
bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição.
Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande
torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
- Não vão conseguir. Não vão
conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por
um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
- Vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo um por
um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da competição, todos desistiram
menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o
que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu
chegar lá, descobriram que ele era SURDO!
Autoria da fábula: Monteiro
Lobato
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos
ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do
mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical,
observando se a mesma está firme.
- Falem ainda, que estamos no
mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos
da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo
representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu?
Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda
a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste
procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5.
14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário