Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia
Lição 05: Sansão: O livre-arbítrio no plano
divino
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Sansão: O livre-arbítrio no
plano divino. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois,
apliquem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
- Falem da história de Sansão, solicitando ajuda dos alunos. Depois,
reflitam sobre as atitudes de desobediência deste personagem bíblico.
Ao fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Sansão, está
sendo utilizado o Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos
já sabem.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo: Enfatizar a importância de obedecer normas.
Material:
O material pode ser improvisado de acordo com o tipo de
brincadeira escolhida pelos grupos.
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de
infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual
a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia
punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para ser
favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com
relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há
regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja
melhor convivência e que nesta lição vamos estudar sobre o jovem Sansão que
deveria cumprir regras, porém decidiu não cumpri-las e por isso sofreu as
consequências de sua desobediência a Deus.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
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