Adultos - Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo
Lição 04: A Sutileza da Normalização do DivórcioProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A
Sutileza da Normalização do Divórcio. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
ilustrar o tema da aula, apliquem a dinâmica “Até
que a morte os separe...”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Até que a morte os separe...
Objetivo: Refletir sobre os
problemas causados pelo divórcio.
Material:
04 quadrados de cartolina, medindo 40 x 40 cm, sendo 02
vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).
01 tubo de cola
Procedimento:
Colem um quadrado vermelho no quadrado amarelo e levem para
aula do domingo.
No momento da aula:
- Falem: No casamento, duas
pessoas se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família.
- Falem: Estes dois quadrados
de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se
casar, unindo-se até que a morte os separe.
- Colem as duas cartolinas,
uma na outra.
- Então, peguem aqueles dois
quadrados, já colados no sábado, e tentem separá-los.
- Falem: Durante a vida
conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto
de alguns casais optarem pela separação, divórcio etc.
- Então, nesse momento,
concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada
parte:
. algumas partes de um colado
no outro.
. algumas partes bastante
danificadas.
- Falem a separação de um casal
traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que
não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.
- Para concluir, leiam: “Assim
não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o
homem”(Mt 19. 6).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário