Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia
Lição 03: As filhas de Zelofeade: O pedido que
mudou a história
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição:
As
filhas de Zelofeade: O pedido que mudou a história. Vocês podem escrevê-lo no
quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Perguntem: Já ouviram falar em Zelofeade e suas filhas?
É bem possível que eles digam que não, pois não é uma história muito
conhecida.
- Falem: Vamos saber quem eram?
Peçam para que eles abram a Bíblia em Números 27. 1 e leiam o versículo
enfatizando os nomes das 05 filhas
“E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade,
filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de
José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla,
Noa, Hogla, Milca eTirza)”.
Peçam para que os alunos repitam estes 05 nomes e falem que a aula de hoje
será sobre um pedido que elas fizeram.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O Pedido de 05 filhas”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Pedido de 05 filhas
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o pedido das 05 filhas de Zelofeade.
Analisar o resultado abrangente histórico-cultural deste pedido
02 cartolinas color set(verde e vermelha)
Versículos digitados
Perguntas digitadas
01 folha de papel madeira
01 tubo de cola branca
01 quadro banco
01 tesoura
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar os versículos de Números 27. 1 a 11, separadamente.
Colar cada versículo em pedaço de cartolina verde que fique aparecendo a
borda
Digitar as perguntas(ver abaixo) separadamente em pedaço de cartolina
vermelha que fique aparecendo a borda
Perguntas:
1 – A quem elas fizeram o pedido?
2 – O que motivou o pedido?
3 – O que fez 01 das pessoas que escutou o pedido? Qual o nome dele?
4 – Qual foi a resposta ao pedido delas?
5 – Quais as mudanças ocorreram por causa do pedido?
No momento da aula:
- Falem: Com a parte introdutória da aula que
acabamos de ter, já conhecemos os nomes das filhas de Zelofeade, conforme lemos
em Nm 27.01.
- Agora, vamos descobrir qual o pedido que elas
fizeram que foi tão importante e que precisamos conhecer. Estão curiosos?
- Coloquem em quadro os versículos de Nm 27. 1 a
11, separadamente, isto é, não apresentar em um único bloco(fazer conforme
acima citado)
- Apresentem as perguntas, uma de cada vez, e
falem: Qual versículo responde a esta pergunta?
Aguardem que os alunos leiam a pergunta e procurem
o versículo.
Isto deve acontecer até concluir a última
pergunta.
À medida que as perguntas forem respondidas com os
versículos, organizá-las num papel madeira.
- Após a conclusão desta parte, perguntem:
O que vocês entenderam desta história das 05
filhas?
Aguardem as respostas. Isto servirá para testar a
atenção dos alunos como também fixar o conteúdo.
- Depois, continuem a explanação do tema em
estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário