Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia
Lição 02: Miriã: Disponibilidade apesar da idadeProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição:
Miriã:
Disponibilidade apesar da idade. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Depois, para introduzir o estudo, utilizem a dinâmica “Uma adolescente
muito esperta”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma adolescente
muito esperta
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de Miriã, irmã de Moisés.
Material:
01 pincel atômico
Procedimento:
- Dividam a turma em 02
grupos.
- Falem: Vocês conhecem a
história do personagem bíblico Moisés. Agora, vocês vão recontá-la, da seguinte
forma:
A partir da frase inicial
“Miriã era irmã de Moisés....” vocês vão falar o restante da história.
O grupo que vai falar a 1ª
frase é o número 01, depois segue o 02, e assim sucessivamente até que não haja
mais informações para acrescentar.
As informações não podem ser
repetidas e devem dar encadeamento a história.
- Depois, quando não houver
nada mais a acrescentar, leiam o texto para a turma, observando a coesão
textual e se há alguma ideia a ser corrigida.
- Em seguida, conversem sobre
a atitude esperta de Miriã para cuidar do seu irmão Moisés.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário