Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã
Lição 12: O amor que vence o mal
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já
sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso,
recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição:
O amor
que vence o mal, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O Coração Mais
Bonito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo: Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01 coração grande.
01 coração pequeno para cada aluno.
01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do
Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer
estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando
que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários
surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?”
O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo.
Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em
amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era
aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados
pelo amor de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos
reconhecidos como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
- Agora distribuam este amor com os alunos, entregando um coração
pequeno para cada um.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas
mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja,
o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o
próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um
momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras
ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de
coração.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário